Próstata crescida após 40 anos. É normal?

Por que a próstata dos homens cresce? É preciso fazer cirurgia?

Próstata crescida após 40 anos. É normal?

27 de outubro de 2020 0
post-prostata-homens-cresce.jpg

A próstata é uma glândula presente em homens que se localiza logo abaixo da bexiga. Após os 40 anos é comum que haja crescimento da parte interna da próstata causando uma obstrução e dificultando a passagem da urina, por um canal chamado uretra, como é possível observar na figura abaixo.

Este crescimento acontece em 1 a cada 2 homens com mais de 50 anos, e nesse período os homens ou seus familiares começam a perceber algumas mudanças, como o fato de acordarem mais vezes à noite para urinar, demorando mais tempo para esvaziar a bexiga e com jato de urina mais fraco e que inicia e pára várias vezes. Durante viagens alguns homens precisam se programar pensando nos banheiros que haverão no caminho, e outros precisam ir ao banheiro com muita rapidez, pois têm a sensação de que poderão perder urina a qualquer momento.

Neste momento é muito comum surgirem dúvidas sobre a gravidade e se este problema é ou pode se tornar câncer. Todavia é sempre muito tranquilizador para todos saberem que é um problema benigno, que, assim, não é câncer e nem tem a possiblidade de se tornar. A grande maioria dos casos não apresentam gravidade, e a evolução varia muito de homem para homem, mas é sempre tratável.

De todas as dúvidas que tenho respondido a que percebo ser mais presente é: “Doutor, eu vou precisar operar a próstata?”, e em seguida, “Vou ficar impotente?” E a resposta quase sempre para as duas perguntas é não. Primeiro porque o tratamento inicial consiste principalmente no uso de medicações que “relaxam” a próstata para ajudar na passagem da urina e outras medicações que auxiliam reduzindo o tamanho da próstata em até 30%. Segundo porque é extremamente rara a ocorrência de impotência sexual no tratamento do crescimento benigno da próstata. O que é diferente quando falamos em câncer de próstata, mas aí é assunto para conversarmos em outra matéria. Além disso é muito importante ressaltar que o tamanho da próstata não importa tanto, o que realmente conta é o quanto o homem se sente incomodado com a forma como urina. A necessidade de cirurgia nos pacientes com próstata crescida é muito bem estabelecida de acordo com as sociedades de urologia brasileira, americana e européia, está indicada nos homens que tiveram mais de uma obstrução completa da passagem da urina, ou àqueles que tiveram alterações renais devido o crescimento da próstata, infecções urinárias recorrentes, formação de cálculos (pedras) na bexiga ou presença de sangue na urina.

Assim, a mensagem que deixo para o leitor é que quando se trata do crescimento da próstata, uma conversa detalhada com o Urologista sobre o que se sente, sobre o quanto a situação têm atrapalhado no dia-a-dia é muito mais importante do que o resultado dos exames, que apenas auxiliam em algumas decisões durante o tratamento.


Deixar uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *




CRM-PB 8795





CRM-PB 1234




Agendamentos

(83) 98661-7137


LINHA DIRETA

Neste telefone você poderá agendar sua consulta com um atendimento personalizado. Seja via WhatsApp ou ligação.




© Todos os direitos reservados – Dr. Rafael Mourato



© Todos os direitos reservados – Dr. Rafael Mourato